Alguns termos gráficos são complicados de entender para quem está iniciando na área gráfica ou para clientes e curiosos sobre o tema.

Para entender, vamos falar primeiramente sobre o principal esquema de cores para impressões gráficas, o CMYK, para que você possa entender o contexto geral.

O Padrão CMYK, que é uma abreviação das cores: C = Cyan/Ciano, M = Magenta, Y = Yellow/Amarelo, K = Black/Preto (na Europa se pronuncia “cemiki”), é o mais utilizado para impressão gráfica.
O CMYK tem por proposta reproduzir de forma mais idêntica possível a maioria das cores, no aspecto visível.

Esse padrão de cores é formado pela absorção da luz nas tintas. Combinando essas cores se obtêm uma grande variedade cores, excluindo-se as cores especiais, como prata e dourado. Estas últimas, são convertidas para CMYK, mas poderão sofrer variação de tonalidade (há algumas opções para imprimir essas cores, mas não será tratada neste artigo).

Por convenção ou padrão, há a definição para usar o número 4 para representar colorido (4 cores básicas), 1 para uma cor (geralmente preta) e 0 para sem cor (geralmente branco / sem impressão / verso).

Então podemos deduzir:

  • 4×0 – É a impressão com frente colorida e verso sem impressão;
  • 4×1 – É a impressão com frente colorida e verso em tons de cinza;
  • 4×4 – É a impressão colorida em frente e verso.

* Todas em combinações CMYK.

Optamos por colocar somente estas três opções pois são as mais usadas em impressões.

A Xpersites faz todo o serviço de Artes Gráficas, desde a criação da arte à impressão. Confira nossos serviços.